DRENAGEM LINFÁTICA

Drenagem Linfática

A drenagem linfática é uma técnica que tem por objetivo estimular o sistema linfático, uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo, a trabalhar de forma mais acelerada.

Entre os principais benefícios do método estão:

  • Redução da retenção de líquido;
  • Ativação da circulação sanguínea;
  • Prevenção e combate à celulite;
  • Melhora a qualidade do sono
  • Alivia o sistema imunológico
  • Além de tudo isso, é muito relaxante.

O que é?

Emil Vodder desenvolveu a drenagem linfática manual na década de 30 utilizando-a de modo intuitivo, tratando pacientes com caso clínico de sinusite e gripe. Demais técnicas surgiram a partir Vodder, como Leduc, Földi, método Camargo e Marx e outras utilizando instrumentos para realização da mesma como Godoy.
Suas manobras estimulam a circulação linfática quando realizadas sobre o trajeto linfático, induzindo a retirada de macromoléculas do interstício direcionando-os para a circulação sanguínea.
Uma de suas principais funções é promover a redução do linfedema e edema.

Indicações e Contra Indicações

Indicações para a drenagem linfática: Inchaço (linfedema), celulite, edema pós-operatório e pós-traumático, varizes e pernas cansadas, síndrome pré-menstrual, enxaquecas, envelhecimento cutâneo, constipação intestinal.
Contra indicações: Trombose venosa profunda, tromboflebites, erisipela, infecção aguda, neoplasias malignas e diagnosticadas em atividade, insuficiência cardíaca congestiva (descompensada).

Número de Sessões

O número de sessões varia de caso a caso e depende das expectativas e das necessidades do paciente.
Porém, para obter resultados satisfatórios, geralmente são necessárias entre 10 e 20 sessões, de uma a duas vezes por semana.